Programação


7h30 - 8h30

Credenciamento

8h30 − 12h30

Plenária 1: "Cenários e Oportunidades de Inovação na Economia Interdependente"

Moderador: CLOVIS TRAMONTINA (BRASIL): Presidente do Conselho Administrativo da Tramontina.

Palestra 1: Cenários da Economia Interdependente.
ANN LEE - EUA - Economista e autora do best seller "O que os EUA podem aprender com a China". Tornou-se reconhecida em Wall Street após a crise de 2008, ao prever a quebra do sistema de crédito americano. Leciona economia nas universidades de Nova York e de Pequim. Considerada um icone da nova geração chinesa e especialista na economia dos EUA e da China, ela relata algumas perspectivas para a "economia interdependente" dos dois países, que afetarão o resto do mundo.

Palestra 2: Conexões Improváveis gerando Inovação
ROBERTO GÓMEZ DE LA IGLESIA - ESPANHA - Diretor da c2+i, organização que promove a inovação aberta e colaborativa através da forte interação entre ambientes empresariais e as artes. Falará sobre como as conexões improváveis entre pessoas e organizações geram inovações que agregam valor aos negócios, através de exemplos de inovações em produtos que surgiram desta inter-relação.

CASE: Inovação em Linha de Limpeza Doméstica na 3M - RONALDO BEGNOSSI - Gerente de Fábrica da 3M do Brasil Site Incavas

DEBATE

12h30 − 13h30

Intervalo para almoço

13h30 − 14h30

Abertura Oficial e apresentação artística

14h30 − 17h45

Plenária 2: "A Grande Inovação acontece por Acaso"

Moderador: MARCELO SPERB (BRASIL) - Fundador da empresa Wirklich Indústria de Plásticos

Palestra 3: O inconsciente e sua influência sobre os processos de inovação.
LEONARD MLODINOW - EUA − O inconsciente e sua influência sobre os processos de inovação:
A melhor forma de melhorar os resultados de uma empresa, ou os seus resultados na realização de investimentos e garantir decisões futuras saudáveis, é inovar e descobrir formas melhores de fazer as coisas. No entanto, para melhorar, uma empresa ou indivíduo deve entender as verdadeiras fontes de sucesso e fracasso atuais e passadas. Leonard, discutirá o maior desafio em entender o desempenho da empresa, do funcionário e do investidor: o desafio de como evitar as ilusões cognitivas que, como as ilusões de um mágico, podem esconder a verdade, enquanto nos levam a conclusões erradas. Essas ilusões surgem principalmente de duas fontes: o papel enganoso da sorte e do acaso e o papel oculto de preconceitos inconscientes. Dará exemplos de como analisar ambos os tipos de ilusões e falará como evitá-las..

Palestra 4: A importância do design na inovação como forma de agregação de valor ao negócio.
ROBERTO VERGANTI - ITÁLIA - É Professor de Gestão da Inovação na Escola Politécnica de Milão onde dirige o Made In Lab, um laboratório de educação executiva em gestão de design e de inovação. Em 2012 escreveu o livro "Design-Driven Innovation - Mudando as regras da competição: A inovação radical do significado de Produtos", onde reforça que a inovação radical é possível para todas as empresas.

Palestra 5: Cultura Organizacional baseada na inovação
STEFAN LINDEGAARD - DINAMARCA - Especialista em Inovação, colunista da Business Week e consultor de empresas como Lego, General Mills, Procter & Gamble, Novo Nordisk e Novozymes, onde atua como facilitador para executivos e lideranças. Autor de "A Revolução da Inovação Aberta", é referência neste tema e reconhecido pelo seu blog 15inno. Falará sobre como criar uma Cultura Organizacional baseada em Inovação sem causar traumas e conflitos.

DEBATE
ENCERRAMENTO